Um dos problemas mais comuns que surgem durante a impressão digital de arquivos é a substituição de fontes quando se abre o arquivo em CDR, AI ou outro arquivo. Geralmente o designer ou pessoa que criou o projeto usou uma fonte diferente para enriquecer visualmente o projeto. A Gráfica Editora Meridional procura manter uma biblioteca de fontes completa e atualizada, mas mesmo assim é comum aparecer um arquivo ou outro que apresenta uma fonte diferente que não está presente em nossa biblioteca de fontes e isso pode comprometer o prazo de entrega do projeto.
Além de desconfigurar completamente a arte, o cliente deverá providenciar a fonte a enviando por e-mail. Porém uma forma mais simples e com 100% de garantia de fidelidade é transformar as fontes em curvas e salvar uma nova versão do arquivo finalizado em curvas. Desta forma é garantia de que não haverá substituição de fontes.
O que se deve observar neste processo é se o número de pontos que for gerado na curva ultrapassa o limite suportado pelo software utilizado o que poderá travar o arquivo deixando o mesmo inutilizável.
Para evitar isso, o correto é
- Selecionar o texto
- Converter para curvas
- Salvar com outro nome
- Fechar o arquivo
- Abrir novamente o arquivo, se possível em outra máquina.
- Pronto! Seu arquivo não terá fontes substituídas em relação aos textos que você transformou em curvas.